Quando todos os trabalhadores da Brisanet no Rio Grande do Norte e Ceará contavam com algum avanço na negociação do acordo coletivo por ocasião da segunda rodada de negociação, que estava marcada há quase vinte dias para ocorrer nos próximos dias 28 e 29 de outubro, a Brisanet, sem uma justificativa plausível, simplesmente cancelou a reunião e não marcou nova data para a continuidade das negociações, apesar de saber que a data base é 1º de setembro, ou seja, que já está atrasada na negociação.
“INCOMPATIBILIDADE DE AGENDA” é o novo nome para DESCASO na Brisanet. A empresa cancelar, sob esse argumento pífio, uma reunião marcada e confirmada desde 04/10 é debochar dos trabalhadores que, diariamente, muitos debaixo de um sol escaldante, dão o melhor de si em prol das metas e indicadores. Vejam, a propósito, alguns dos resultados da empresa esse ano:
=> A receita operacional líquida cresceu 15% no segundo trimestre de 2024 quando comparado ao segundo trimestre de 2023 e 4% quando comparado ao primeiro trimestre de 2024. No primeiro semestre do ano a receita líquida chegou ao montante de R$ 680 milhões.
=> O EBITDA do segundo trimestre de 2024 foi de R$ 145 milhões com margem de 42%. Isso é muito ou pouco? Para se ter uma ideia, a margem operacional que a VIVO (maior operadora de telecomunicações do país) alcançou em 2023 foi 41%.
EBITDA, sigla em inglês para Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, é um indicador financeiro que mede a capacidade de uma empresa gerar caixa a partir de suas atividades operacionais.
=> Sobre o fluxo de caixa, nos primeiros seis meses de 2024 a companhia teve geração de caixa operacional de R$356 milhões, volume 24% superior ao EBITDA do período. Somente nos meses de abril, maio e junho os trabalhadores geraram um caixa de R$208 milhões para a empresa.
Pressionar e cobrar dos trabalhadores bons resultados, isso sim, a Brisanet tem pressa e faz todos os dias. CHEGA, BRISANET! OS TRABALHADORES MERECEM RESPEITO!
NEGOCIAÇÃO E PROPOSTA DIGNA JÁ!
Vale ressaltar que na reunião realizada em 04/10 a Brisanet apresentou uma proposta prontamente recusada pelos sindicatos. A empresa ofereceu um reajuste de 3,94% nos salários e benefícios somente a partir de janeiro de 2025, com um abono de R$ 250,00 no mês de novembro. E só!
Os Sindicatos disseram NÃO e reiteraram, dentre outros pontos: reajuste digno nos salários e benefícios retroativo à 1º de setembro (data base); equiparação de salários e benefícios entre os trabalhadores da capital e do interior; redução da coparticipação nos VA/VR’s e plano de saúde; auxílio creche para todos; melhores condições de trabalho, saúde e segurança, em todos os locais de trabalho, em especial para quem atua no campo sob o sol escaldante e que precisa de itens de proteção específica, como camisa com manga longa e boné/ com proteção do pescoço. E para os trabalhadores no call center é preciso prevenir doenças e problemas auditivos e na voz, através de exames semestrais, além do cumprimento do anexo II da NR 17.
Que a empresa dê a devida atenção aos seus trabalhadores e retome as negociações o mais rápido possível. Com a palavra, a Brisanet!
Acompanhe a sua campanha salarial e lute com o seu Sindicato!
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.