Negociação avança na Claro, mas proposta não atende

Postado por: Sinttel RN Categoria: Notícias

Empresa continua apresentando proposta abaixo da inflação e com reajuste somente no ano que vem

Na terceira reunião com a CLARO ocorrida hoje, 02/10/2024, a empresa trouxe uma proposta financeira muito distante da realidade de sua própria situação.

Enquanto os trabalhadores continuam a gerar bons resultados, capazes de melhorar as receitas da empresa, uma retribuição justa e adequada da empresa parece difícil.

Na reunião do dia 26/09 a empresa fez proposta de reajustar os salários em 1% e apenas para abril 2025. Agora, a proposta é de reajuste de 2% em março de 2025. Melhorou? Tecnicamente, sim. Mas o que a empresa oferece ainda é muito, muito distante de repor as perdas aplicadas aos salários dos trabalhadores desde setembro de 2023.

Além de não alcançar o índice de inflação do período, a proposta aponta o reajuste para 2025, fora da data base, e com um abono compensatório absolutamente pífio.

Novamente a empresa nada responde quanto problemas de rotina que estão impactando o dia a dia e nem sequer se dignou a agendar reunião específica para discutir as demandas apontadas desde a primeira reunião, como metas abusivas de vendas, problemas no Plano de Saúde, problemas de jornada de trabalho no retorno do home office e registro de ponto, fora os transtornos provocados pelas empresas terceirizadas que nada cumprem, nem lei e nem convenção ou acordo coletivo. Isso sem contar os R$ 150 milhões de reais que a empresa quer tomar posse através da TELOS.

Vejam a proposta:

=> Reajuste: 2% sobre os salários vigentes em 31/08/2024, a partir de março/2025;
=> Abono compensatório de R$ 680,00;
=> VA/VR: reajuste de 3% a partir de out/2024;
=> Demais benefícios: reajuste de 3% a partir de out/2024.

A Comissão Nacional de Negociação LIVRE negou a proposta e destacou o tamanho das perdas salariais acumuladas pelos trabalhadores desde a pandemia. Os representantes da empresa voltarão a discutir internamente na companhia e uma nova reunião ficou agendada para ocorrer no próximo dia 09/10.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta