No último dia 24/02, Sinttel/RN e a Brisanet retornaram à segunda reunião de mediação conduzida pelo Ministério do Trabalho. Nessa oportunidade, atendendo parcialmente aos pleitos do Sindicato, a empresa alterou a sua proposta. Com isso, e dada a intransigência da empresa em avançar mais, o Mediador orientou ao Sinttel convocar assembleia para que os trabalhadores avaliem a nova proposta (e decidam sobre os próximos passos da campanha salarial.
Analise com muita atenção a proposta e participe da assembleia virtual dia 10/03, das 8 às 17 horas, via link https://sinttelrn.votabem.com.br/. Veja na íntegra a proposta para renovar o acordo coletivo de trabalho:
⇒ Reajuste de 7,50% para o piso salarial 1 (interior), retroativo a janeiro de 2025, passando o valor de R$ 1.413,19 para 1.519,17;
⇒ Reajuste de 3,95% para o piso salarial 2 (capital), retroativo a janeiro de 2025, passando o valor de R$ 1.540,00 para R$ 1.600,83;
Importante observar que ainda permanecerá uma diferença de R$ 81,65 entre os pisos salariais no interior e na capital, sendo que as funções e responsabilidades são iguais.
⇒ Reajuste de 3,95% para os demais trabalhadores, retroativo a janeiro de 2025, exceto para aqueles que ocupam cargos de liderança, tais como: diretores, gerentes, coordenadores, especialistas e supervisores comerciais de venda.
Em razão da retroatividade do reajuste, as diferenças salariais decorrentes serão apuradas e quitadas na folha de pagamento de março de 2025
⇒ Pagamento na folha de março de 2025 de um abono no valor de até R$ 450,00, proporcional ao tempo trabalhado em 2024.
ATENÇÃO: se o valor do abono é proporcional ao tempo trabalhado em 2024, somente aqueles que tiverem trabalhado na empresa durante todo o ano passado receberão R$ 450,00. Aqueles que foram contratados a partir de 16 de janeiro de 2024 receberão proporcionalmente aos meses trabalhados. Por exemplo: trabalhador contratado em 10/04/2024 receberá R$ 337,50 (R$ 450,00 / 12 x 9)
CAIXA PRETA DA “CONFIANÇA”: Por que os ocupantes de cargos de confiança (gerentes, coordenadores, especialistas e supervisores comerciais de venda) terão reajustes por fora do acordo coletivo? Qual será o percentual de reajuste deles? Qual será o valor do abono deles? O Sinttel deixa claro que não concorda com essa discriminação, pois antes de exercerem cargos de confiança, exceto os diretores, todos são trabalhadores, igualmente aos demais.
⇒ Reajuste de 3,95%, retroativo a setembro de 2024, no valor do Auxílio Alimentação (VA/VR)
Se aprovado o acordo, o total da diferença retroativa será creditado em 31/03/2025, juntamente com o crédito para abril.
⇒ Reajuste de 3,95%, retroativo a janeiro de 2025, nos valores dos demais benefícios (Auxílio Creche e Ajuda de Custo ao Dependente com Deficiência)
Se aprovado o acordo, o auxílio creche passará a ser para filhos de até 3 anos, mas ainda será somente para mulheres.
⇒ A partir de abril de 2025 trabalhadores com atividades externas (campo e PAP) serão isentos do pagamento da taxa de mensalidade do Plano de Saúde
É justo haver a isenção, mas dessa forma discrimina os demais trabalhadores.
⇒ Liberação Sindical durante a vigência do acordo coletivo.
⇒ Reuniões periódicas sobre problemas do cotidiano.
⇒ Negociação do PLR 2025 com o Sinttel.
⇒ Manutenção das demais cláusulas do atual acordo coletivo de trabalho.
O SINTTEL ENTENDE QUE VOCE MERECE MUITO MAIS
Desde setembro de 2024 o Sinttel/RN batalha, pressiona, insiste e luta exaustivamente (inclusive em conjunto com os sindicatos do CE e outros), por melhorias na proposta da Brisanet. Somente agora, via mediação no Ministério do Trabalho, houve uma evolução muito tímida e aquém do que os trabalhadores querem e merecem.
SÓ CONQUISTA QUEM LUTA, É ASSIM QUE FUNCIONA!
É hora de decisão importante! Só conquista quem luta! Caso contrário, não adianta reclamar ou apontar culpados. Vote de acordo com a sua consciência. Não aceite pressão de ninguém!
ASSEMBLEIA SOBERANA DECIDE, SINTTEL ENCAMINHA
Para votar basta acessar o link https://sinttelrn.votabem.com.br/, informar a sua matrícula na Empresa, a sua data de nascimento, confirmar o seu nome completo e votar. O resultado da votação será divulgado logo após a conclusão da votação.
SE APROVAR A PROPOSTA? Se a maioria dos trabalhadores forem favoráveis à proposta da empresa, a direção do Sinttel/RN respeitará a decisão soberana da categoria e assinará o novo instrumento coletivo de trabalho.
E SE REJEITAR A PROPOSTA? Se a decisão da maioria for pela rejeição da proposta, espera-se que a empresa reconheça a insatisfação de seus trabalhadores e retome o processo negocial. Caso contrário, desde já, os trabalhadores estão convocados para o enfrentamento (paralizações, greve etc) e, em paralelo, o Sinttel buscará outras medidas no campo jurídico.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.