Trabalhadores da Planta Interna aprovam CCT 2024

Postado por: Sinttel RN Categoria: Notícias

Os trabalhadores do segmento de planta interna de telecomunicações no Rio Grande do Norte, aqueles responsáveis pela manutenção de sistemas irradiantes e equipamentos de rádio micro-ondas, transmissão e infraestrutura em sites da rede móvel, empregados na Icomon Tecnologia e TLP Serviços, dentre outras, em assembleias realizadas nesta semana, aprovaram a nova proposta para celebração da CCT 2024/2025, negociada pelo Sinttel/RN com as empresas e sindicato patronal.

A nova proposta garantiu a reposição integral das perdas salarias ocorridas no último ano, ao reajustar os salários e benefícios (tais como VR/VA, Auxílio Creche, Agregamento de veículos) com base no índice de inflação medido pelo INPC, no período de abr/23 a mar/24), equivalente a 3,40%. Além disso, foi concedido um abono e mantidos todos os demais benefícios atualmente praticados pelas empresa e cláusulas sociais importantes para todos os trabalhadores.

Com a conclusão das negociações entre o Sinttel/RN e o Sinstal/Feninfra (sindicato patronal) e a aprovação dos trabalhadores, caberá aos sindicatos convenentes as providências legais e burocráticas para assinatura e registro da CCT 2024 e ao Sinttel/RN a permanente vigilância quanto ao cumprimento dos termos pactuados no processo negocial.

VALEU A FIRMEZA E A CONFIANÇA DOS TRABALHADORES JUNTO AO SINTTEL

A direção do Sinttel/RN enaltece a participação, a firmeza e a confiança dos trabalhadores que, ao rejeitarem a primeira proposta das empresas, respaldaram a continuidade das negociações que culminou com avanços significativos, tanto na CCT 2024 como nos acordos de PLR. Parabéns, companheiros! É lutando que se conquista!

ACORDOS E CONVENÇÕES COLETIVAS BENEFICIAM TODOS OS TRABALHADORES

O Sindicato é o maior instrumento de representação e de defesa dos direitos dos trabalhadores, especialmente quando das negociações dos instrumentos coletivos, onde são assegurados direitos que não são previstos em leis e que beneficiam todos os trabalhadores, independentemente de serem sindicalizados ou não.

Mas existe uma anomalia: o instrumento negociado pelo sindicato é para todos, mas só alguns trabalhadores são sindicalizados ao Sinttel/RN. Aí cabe uma pergunta: isso é justo?

O Sinttel entende que não e, por esse e outros motivos, reitera a compreensão daqueles trabalhadores que ainda não estão sindicalizados a se filiarem, pois o Sindicato é de todos e para todos. Basta acessar o link https://www.sinttelrn.org.br/sindicalize-se/ e autorizar a sua sindicalização!

GARANTIR SEGURANÇA NOS LOCAIS DE TRABALHO É DEVER DAS EMPRESAS

O Sinttel está conversando com os trabalhadores da planta interna e externa que necessitam atuar em campo, visando apurar fatos que comprovam o alto risco de violência a que eles são submetidos no exercício das atividades laborais, em diversos pontos da capital, Natal, e do Interior do Estado.

Após o mapeamento das áreas de risco, o Sinttel vai denunciar às empresas (contratantes e contratadas), pois não basta somente assegurar o direito de recusa do serviço, tem que garantir proteção a esses trabalhadores. Afinal, segurança nos locais de trabalho é dever das empresas, sim!

NO RN OS POSTOS DE TRABALHO EM TELECOMUNICAÇÕES SÓ “ENCOLHEM”

Outro problema que se observa no setor das telecomunicações no Estado do RN é a crescente redução dos postos de trabalho para a atender a demanda de serviços, tanto na planta interna como na rede externa. Atualmente, não tem bastado o trabalhador ser polivalente, ele tem que ser também “onipresente”. Esse abuso das empresas em nome do lucro tem que ter um basta!

TRABALHADOR FAZ “MILAGRE” E RETRABALHO NA PLANTA INTERNA

Um problema grave que o Sinttel detectou e vai denunciar e exigir providências das empresas contratadas e contratantes é a falta de condições de trabalho, pois é normal os trabalhadores “se virarem nos trinta”’ para sanar um defeito/falha técnica, porque simplesmente não tem componentes de reposição no almoxarifado das empresas. Ou seja, eles (os trabalhadores) fazem “milagre’ e muitas vezes retrabalho para dar conta do serviço. Esse absurdo, por si só, gera frustração, estresse e tem que ser resolvido pelas empresas urgentemente.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp