SinttelRN reune-se com Serede

Postado por: admin Categoria: Notícias

SinttelRN, juntamente com dirigentes de Amazonas, Ceará e Pernambuco, participou de reunião com a Serede, realizada na quinta 12/03, em Fortaleza. Em pauta, o controle de ponto, banco de horas, jornada de trabalho, remuneração variável e PPR. Veja a seguir o que foi discutido.

CONTROLE DE JORNADA / BANCO DE HORAS: A empresa apresentou seus procedimentos e sistemas atuais para registro e controle da jornada. As tecnologias em uso são web ponto para trabalhadores administrativos, aplicativo de celular para trabalhadores de campo e URA (0800 282 3109) como medida de contingência. A aderência ao registro de ponto no RN está em 98%, sendo que a média da empresa é de 93%. Os sindicatos reportaram a ocorrência de elevado número de horas negativas registradas no sistema de banco de horas, em razão de algumas operações estarem dispensando os trabalhadores sob alegação de falta de serviço, o que não corresponde ao estabelecido em instrumento coletivo de trabalho. A empresa informou ter reiterado às operações que o acúmulo de horas negativas no banco é decisão do trabalhador, não podendo ser obrigado pela empresa.

GESTÃO DE FROTA E COMBUSTÍVEIS: A empresa apresentou seu sistema para gestão do fornecimento de cotas de combustíveis, implantado em outubro de 2019, possibilitando o crédito online de cotas, agilizando o atendimento da operação e melhorando o controle de cotas não orçadas (extras e deslocamentos). O orçamento do combustível é calculado a partir do consumo médio e do rastreamento dos deslocamentos realizados. Os dirigentes sindicais apontaram serem recorrentes reclamações dos trabalhadores quando da necessidade de fornecimento de cotas extras em razão de serviços extras ou não planejados. A empresa assegura que a ferramenta possibilita vários controles e alternativas para os gestores administrarem as necessidades excepcionais decorrentes dos serviços.

REMUNERAÇÃO VARIÁVEL: A empresa comunicou que está desenvolvendo um novo modelo de apuração e cálculo de remuneração variável, considerando as avaliações realizadas por consultoria contratada e contribuições dos trabalhadores coletadas em reuniões qualitativas de discussão do tema. O objetivo é desenvolver um modelo padronizado para toda a empresa, simples e de claro entendimento, com métricas alinhadas aos desafios da empresa e privilegiando a meritocracia. Os dirigentes sindicais reivindicaram o estabelecimento de metas factíveis e alcançáveis e destacaram a necessidade da empresa realizar ampla divulgação e treinamento dos trabalhadores antes da implantação do novo modelo

JORNADA DE TRABALHO: Os dirigentes sindicais questionaram à empresa o status atual dos estudos para implementação da escala de trabalho conhecida como jornada espanhola, com o objetivo de elevar o grau de qualidade de vida dos trabalhadores. Essa modalidade de escala já funciona no Rio Grande do Sul e no Paraná e foi recentemente implantada no Piauí e na Paraíba. Os próximos estados a terem a escala implantada serão Maranhão e Amapá. Nessa modalidade de escala, os trabalhadores alternam semanas de trabalho de 40 horas (cinco dias de oito horas) e de 48 horas (seis dias de oito horas), de modo que todos podem ter ao menos dois fins de semana completos (sábado e domingo) para descanso em cada mês.

PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS: A empresa informou que os resultados operacionais do exercício de 2019 já foram consolidados e, no momento, estão sendo auditados pela contratante (Oi). O modelo aprovado estabelece que a nota da empresa, conforme os resultados operacionais, correspondem a 60% do prêmio. Os restantes 40% correspondem a nota individual de cada trabalhador, em função das faltas injustificadas ocorridas no exercício. O pagamento será efetuado até o dia 30 de abril de 2020, inclusive para todos aqueles demitidos a partir de 1º de janeiro de 2020.

CAMPANHA SALARIAL 2020

O Acordo Coletivo de Trabalho firmado entre SinttelRN e Serede tem validade até abril de 2021, mas neste próximo mês de maio as cláusulas econômicas (pisos, salários e benefícios) serão renegociadas e reajustadas. Até o fim de março os dirigentes do SinttelRN discutirão com os trabalhadores as principais reivindicações a serem apresentadas e debatidas com a empresa.

A conjuntura em que se dará essa negociação será das mais adversas, em razão da persistente crise que sofre o país, agravada pelas desastrosas políticas conduzidas pelo atual governo, que retiram direitos e precarizam as condições de trabalho, não enfrentam o desemprego, reduzem a capacidade de consumo, aumentam a desigualdade, impedem a retomada do crescimento econômico, impondo imenso sofrimento aos trabalhadores e à população em geral.

Não bastasse esse desgoverno, as negociações ocorrerão em meio aos movimentos de fatiamento da Oi, empresa do mesmo grupo econômico e que terceiriza suas operações para a Serede. A empresa se movimenta com o objetivo de vender sua operação móvel para empresas concorrentes, reduzindo fortemente sua presença e atuação no mercado de telecomunicações.

A unidade, disposição e capacidade de organização e mobilização dos trabalhadores serão fundamentais nesta negociação. Mais do que nunca será necessário compreendermos que juntos somos muito mais fortes.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp