Proposta da Oi para acordo coletivo tem Placar e Abono

Postado por: admin Categoria: Notícias

Depois de dois dias consecutivos de cansativas telerreuniões, em que foram apresentadas e discutidas várias propostas e contrapropostas para o Acordo Coletivo na Oi, o SinttelRN, juntamente com os demais sindicatos que integram a Federação Livre, convoca os trabalhadores para avaliar o que resultou da negociação.

A análise da proposta da Oi para o Acordo Coletivo 2020/2022 será dia 08/12, terça-feira, em assembleia online das 7 às 19 horas (horário de Brasília) pela plataforma https://sinttel.votabem.com.br. A votação é simultânea para os trabalhadores na Oi nos estados do AM, CE, ES, PE, RJ, RN e RO. Leia aqui o edital de convocação.

Na segunda-feira (7), às 19 horas, a Comissão de Negociação da Livre fará um bate papo na internet, ao vivo, explicando a proposta, esclarecendo as dúvidas e conversando sobre os bastidores da negociação. Será transmitida pelo Facebook da Federação Livre e pelos canais no YouTube da Livre e da WebTV do SinttelRio.

A análise dessa proposta precisa levar em consideração a pandemia, o plano de recuperação judicial da companhia, a venda de ativos, as demissões e tudo mais que ainda virá nos próximos dois anos. Consideramos que:

A proposta negociada com a Oi está em linha com as negociações ocorridas com as demais operadoras.

A CLARO, por exemplo, a que mais lucrou (+8,5% no 3º Trimestre) entre as operadoras, concedeu somente um abono. Na VIVO e na TIM, além do abono, pelo menos houve adiantamento de parcela do PPR. A proposta da Oi segue essa mesma cartilha, sem reajuste nos salários e nos benefícios.

A proposta da Oi ainda é razoável diante da situação de encolhimento/fatiamento da empresa. A negociação se dá quando a empresa elimina, em plena data base (novembro), 1.272 postos de trabalho. O clima de insegurança tomou conta dos empregados. Mesmo assim, a Oi propõe manter o Acordo atual integralmente.

A mudança da data base para o mês de setembro é um avanço dessa negociação. Não é um ganho financeiro, mas unifica as datas bases da negociação entre todas as operadoras.

Outra conquista nessa proposta é o Acordo por 22 meses, o que significa que as mudanças que ocorrerem na empresa não impactarão as conquistas da categoria até 2022.

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Uma das reinvindicações que a Federação Livre fez à Oi foi garantir no acordo que a empresa vacinasse todos os empregados e seus dependentes. A Oi não topou. De qualquer maneira, a Federação Livre vai continuar insistindo nessa reivindicação, por considerá-la extremamente importante para a proteção de todos.

CONHEÇA A PROPOSTA NEGOCIADA COM A OI

– Antecipar um Salário do PLACAR 2020, com pagamento até dia 15/01/21, conforme regras e critérios de elegibilidade;

– Antecipar 50% do 13º Salário de 2021 no dia 23/12/20;

– Abono de 50% do Salário Nominal, com mínimo de R$ 1.000,00 e teto de R$ 2.000,00, proporcional aos meses trabalhados de janeiro a outubro. O pagamento será feito da seguinte forma: metade em crédito no tíquete e metade em dinheiro, até dia 20/12/20, para os ACTs aprovados e assinados até 14/12/20. São elegíveis ao abono os empregados que estavam na empresa em 31/10/20 e permanecem ativos na data de assinatura dos acordos, além daquelas em licença maternidade;

– Vigência dos Acordos Coletivos e de Jornada por 22 meses, até 31/agosto/2022;

– Alteração da data base para setembro;

– Negociações das cláusulas econômicas em novembro de 2021;

– Home Office: um grupo de trabalho formado por representantes da Oi e da Federação Livre vai tratar do tema e apresentar uma proposta até 31/03/21;

– Ampliar a validade do acordo termo especifico de home office feito durante a pandemia até 31/03/2021;

– Incluir no ACT cláusulas de proteção de dados dos empregados, em atenção à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD;

– Manutenção de todos os benefícios e conquistas do atual acordo: medicamentos, prorrogação licença maternidade/paternidade, tíquete na férias, etc.

ASSEMBLEIA ONLINE

Em atenção às medidas excepcionais estabelecidas em razão da crise sanitária do covid-19 e para assegurar a saúde e o bem estar de todos, os sindicatos filiados à Livre realizarão assembleias de forma virtual, com votação através de plataforma eletrônica, cujo acesso estará disponível, exclusivamente, nesta terça 08/12, das 7 às 19 horas, aqui: https://sinttel.votabem.com.br. Para votar é preciso informar matrícula funcional e data de nascimento para assegurar acesso ao ambiente de votação.

BATE PAPO VIRTUAL

A Federação Livre fará um bate-papo pela internet na segunda, dia 07/12, às 19 horas, com o objetivo de avaliar a proposta e esclarecer dúvidas. Todos podem participar comentando ou perguntando no Chat ao Vivo, tanto pelo canal do YouTube da Federação Livre, como pelo Facebook @FederacaoLivre e também pela WEBTV do SinttelRio no YouTube

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp