COVID-19: SinttelRN solicita informações das empresas

Postado por: admin Categoria: Notícias

Diante do avanço do novo coronavírus no país e à luz das recomendações do Ministério Público do Trabalho, o SinttelRN solicitou das empresas de teleatendimento que atuam no Estado (AeC, Contact Center Riachuelo e Teleperformance, entre outras) informações quanto aos planos de contingência emergencial adotados, em prevenção ao COVID-19.

Dentre outras informações, buscamos saber se foi identificado algum trabalhador com caso suspeito ou confirmado de contaminação pelo COVID-19, a quantidade de trabalhadores do grupo de risco afastados do trabalho sem prejuízo do salário e o número de trabalhadores em férias, individuais ou coletivas, em home office ou em banco de horas.

A partir destas informações, em consonância com o Ministério Público do Trabalho, o SinttelRN buscará outras medidas que resguardem a saúde dos trabalhadores.

Leia a seguir a íntegra das informações solicitadas às empresas:

a) Quais os serviços prestados pela empresa foram considerados essenciais para dimensionamento das medidas emergenciais de prevenção ao Coronavírus?

b) Foi detectado algum trabalhador ou familiar com suspeita e/ou contaminação pelo CoVid-19?

c) Está assegurado o limite de 30% como efetivo mínimo, em cada turno, na prestação dos serviços essenciais?

d) Quantos trabalhadores portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, cardiopatias e outras), além das trabalhadoras grávidas, foram afastados do trabalho sem prejuízo da remuneração?

e) Quantos trabalhadores foram colocados em férias, independentemente do período aquisitivo?

f) Quantos trabalhadores estão em home office?

g) Estão asseguradas as condições e instrumentos de trabalho bem como o acesso aos sistemas aos trabalhadores em home office?

h) Qual a distância entre as PA’s em atendimento?

i) Os instrumentos e equipamentos de trabalho (headset, microfone, mouse e outros) foram individualizados a cada trabalhador?

j) Está assegurada higienização frequente com álcool gel, pelo menos a cada 3 (três) horas, nas PA’s e demais locais de trabalho?

k) Está disponível álcool gel para higienização frequente de pessoas nos grupos de PA’s, banheiros, salas administrativas, portarias, refeitório, áreas de armários e demais áreas comuns?

l) Quais medidas tomadas a fim de evitar aglomerações nas áreas comuns de acesso, de descanso e convivência nos sites?

m) Quais medidas foram tomadas afim de garantir a circulação do ar e controle da temperatura no ambiente de trabalho?

n) Quais medidas foram tomadas afim de garantir a plena assistência medica, social e de segurança, em todos os turnos, através do ambulatório médico e/ou do SESMT?

o) Quais as condições do banco de horas para compensação das horas decorrentes do afastamento do trabalho?

p) Quais os termos do acordo individual submetido à assinatura dos trabalhadores para afastamento e/ou gozo de férias?

q) Que benefícios e/ou vencimentos serão subtraídos da remuneração dos trabalhadores afastados e/ou em gozo de férias?

r) Quais as medidas foram definidas para garantir deslocamento dos trabalhadores no trajeto casa-trabalho-casa, em especial no turno noturno, frente a redução da frota de transporte coletivo?

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp