Claro propõe abono em dezembro

Postado por: admin Categoria: Notícias

Em meados de setembro, quando teve início a negociação coletiva para as cláusulas econômicas do atual acordo coletivo 2019/2021, a proposta da CLARO não tinha nenhum tipo de reajuste ou compensação financeira para os trabalhadores que deram duro este ano, seja em home office, seja nas ruas, mantendo os clientes conectados em plena pandemia.

Ao longo de quatro telerreuniões exaustivas, ouvindo o chororô de uma operadora que lucrou mais que a Vivo, Tim e Oi (+8,5% no 3º Trimestre), a Comissão de Negociação da Federação Livre (que reúne os estados do AM, CE, ES, PE, RJ, RN e RO) também aumentou a pressão.

Finalmente, nesta segunda-feira 16, a CLARO apresentou sua proposta final, que será agora avaliada pela categoria em assembleia que ocorrerá na quinta-feira, dia 19/11, de forma virtual (não presencial), em atenção às medidas excepcionais estabelecidas em razão da crise sanitária do covid-19 e para assegurar a saúde e o bem estar de todos.

A decisão será tomada pelos trabalhadores por meio de votação eletrônica realizada em plataforma segura, que estará disponível das 7 às 19 horas. Assembleias simultâneas serão realizadas no Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rondônia. Para votar basta acessar https://sinttel.votabem.com.br e informar matrícula funcional e data de nascimento para assegurar acesso ao ambiente de votação.

No dia 18/11 haverá um bate-papo, com transmissão ao vivo no canal do Youtube e página do Facebook da Federação Livre, para esclarecimentos sobre a negociação e a proposta da empresa, já que não é possível conversar com os trabalhadores presencialmente. Esse bate papo contará com participação do coordenador da negociação, João Cezar (Sinttel-CE), e dos dirigentes sindicais Gilberto Oliveira (Sinttel-PE) e Virginia Berriel (SinttelRio) e será mediado pelo Presidente da Federação Livre, Luis Antônio.

CONHEÇA A PROPOSTA:

* Abono Salarial Indenizatório de 50% do salário nominal, com um mínimo de R$ 1.300,00 e máximo de R$ 2.500,00, a ser pago em 10/12.

Gerentes, Consultores e Diretores com classificação funcional G1, G2, GS1, GS2, CS1, CS2, CSR1, CSR2, DIR1, DIR2, CEO, VP E PRE não são elegíveis ao recebimento do abono.

Empregados ativos em 31 de agosto 2020 e que foram desligados nos meses de setembro, outubro e novembro receberão o abono pró-rata na fração de 1/12 avos ao mês proporcional a data do desligamento.

* PPR, com pagamento até 31 de março de 2021;

* Teletrabalho: Formação de um grupo de trabalho para discutir o regramento para o teletrabalho, com apresentação da proposta em até 90 dias, a partir da assinatura do Acordo.

* Convênio Farmácia, com desconto em folha de pagamento;

* Abono dos dias 24 e 31/12: A Claro oferece abonar os meios-dias de trabalho, vésperas do Natal (24) e Ano Novo (31), sem prejuízo do salário e do DSR, exceto nas áreas de atendimento ao cliente, operações e outras que tenham escalas de trabalho e plantões. Nestas áreas, poderão gozar e ter esse período abonado em outro dia, de acordo com o gestor.

* Férias incentivadas: A Claro propõe dar 2 dias a mais de férias para aqueles cujo período de férias coincida com os dias 25/12 e 01/01.

* Horário Flexível: A operadora propõe inserir cláusula para os trabalhadores considerados administrativos garantindo o horário flexível, a ser negociado com o gestor da área, exceto nas áreas de atendimento ao cliente, operações e outras que tenham escalas de trabalho e plantões que dependam de horário fixo para funcionar.

Compartilhar este post

Deixe uma resposta


× WhatsApp