ACT 2018 aprovado no Contact Center Riachuelo

Postado por: admin Categoria: Notícias

No último dia 4 de maio, às 13 horas, os trabalhadores do Contact Center Riachuelo participaram de uma grande assembleia, com o objetivo de analisar e deliberar sobre uma nova proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho de 2018.

VOTO ABERTO A PEDIDO DOS TRABALHADORES

A assembleia contou com a presença de um expressivo número de trabalhadores que decidiram, inicialmente, que a proposta deveria ser votada por aclamação (voto aberto). Após toda a explanação dos dirigentes do SINTTEL, os trabalhadores aprovaram a proposta por ampla maioria, com somente 11 votos contrários.

A NEGOCIAÇÃO

A proposta aprovada foi fruto de árduo processo negocial que se iniciou em 16 de janeiro/2018 e foi marcado por conflitos que, inclusive, motivaram a rejeição da proposta anterior, em assembleia realizada no dia 8 de março passado.

Essa corajosa rejeição pelos trabalhadores foi determinante para os avanços conquistados na nova proposta, a qual prevê:

=> Reajuste de 2,07% (equivalente ao INPC acumulado) retroativo a 1º de janeiro de 2018 para salários, pisos salariais e auxílio creche;

=> Abono indenizatório a ser pago para todos trabalhadores em valor equivalente a 30% do piso salarial de cada jornada;

=> Vales alimentação/refeição:

  • Jornada de 180 horas: reajuste de 13,63%, passando o valor diário de R$ 6,60 para R$ 7,50;
  • Jornada de 220 horas: reajuste de 38,25% passando o valor diário de R$ 10,56 para R$ 14,60
  • Foi mantido o pagamento nas férias de 50% do valor mensal dos vales alimentação.

=> Manutenção das demais cláusulas do acordo atual, merecendo destaque os seguintes itens: o auxilio creche extensivo aos homens e em uniões homoafetivas; plano de saúde sem o pagamento de mensalidade; licenças sociais para acompanhamento de filhos;  estabilidade no emprego durante 60 dias para as trabalhadoras mães, após o retorno da licença maternidade; liberação de dirigente sindical; reconhecimento de delegados sindicais na base; respeito aos preceitos do anexo II da NR 17 quanto a jornada e pausas; e negociação de PLR anual.

PAGAMENTO EM 30 DE MAIO

A diferença decorrente do reajuste dos salários e o abono indenizatório serão pagos no próximo dia 30 de maio e o próximo crédito dos vales refeição/alimentação obedecerá os reajustes aplicados para cada uma das jornadas.

PPR 2018: COMEÇA OUTRA BATALHA

A luta da classe trabalhadora é uma constante, pois nem bem se encerrou a campanha salarial, o SINTTEL já está chamado a discutir o modelo de aferição da participação dos trabalhadores no lucro e/ou resultados da empresa em 2018. Aguardem novas informações, após a primeira rodada de negociação.

PARABÉNS TRABALHADORES!

Os trabalhadores do Contact Center deram uma demonstração de muita maturidade na campanha salarial 2018 e conseguiram condições bastante vantajosas, mesmo em um contexto extremamente desfavorável à classe trabalhadora, face à recente reforma trabalhista.

Após o debate de várias propostas, a campanha salarial terminou com um saldo positivo expresso no fato de o reajuste nos salários e benefícios contemplar o INPC integral, aplicado retroativamente à data base (janeiro), sem nenhum escalonamento e tendo ainda um abono considerável. Além disso, a categoria obteve o reajuste dos vales refeição em percentuais muito acima da inflação e não sofreu redução do acordo atual em nenhuma das suas cláusulas.

Enfim, como em tudo na vida, a campanha salarial de 2018 teve aspectos positivos e negativos. Agora, vamos acumular força para a nossa próxima batalha que é a conquista de um bom acordo de PLR para 2018.

Que venham os próximos desafios! Os trabalhadores do Contact Center Riachuelo demonstrarão novamente unidade e firmeza.

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